×

14/07/2021

É POSSÍVEL TER DEMÊNCIA SENDO ADULTO JOVEM?


Na grande maioria das vezes a palavra “demência” é associada ao processo de envelhecimento. Mas isso seria uma exclusividade? Quais são as reais chances da demência acometer adultos jovens?

Demência aos 45 anos? Sim. É possível

Condição que afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos, a demência frontotemporal (DFT) tende a começar em uma idade mais jovem.
A maioria dos casos é diagnosticada em pessoas com idades entre 45-65, embora também possa afetar pessoas mais jovens ou mais velhas.

A DFT, por definição, é uma doença neurodegenarativa rara que causa perda significativa de células nervosas nos lobos frontal e temporal do cérebro. Embora afete apenas cerca de 15 a 22 pessoas por 100.000 em todo mundo, é responsável por até 10% de todos os casos de demência.

Esse tipo de demência afeta principalmente a personalidade, o comportamento e a capacidade de comunicação. Também afeta o julgamento, a tomada de decisão e avaliação de risco. Pessoas com a doença podem tomar decisões financeiras precipitadas ou ignorar os sentimentos de familiares ou ente queridos.

Os dois tipos principais de DFT são: (1) a variante comportamental da demência frontotemporal, que afeta a personalidade e o comportamento. e a (2) afasia progressiva primária (APP) que afeta a capacidade de falar e compreender a fala, bem como as funções executivas, como autocontrole, problema resolução e gerenciamento de tempo.

Cerca de 1 em cada 5 casos de demência frontotemporal é hereditário. Em casos de um gene autossômico dominante - o que significa que um único gene mutado associado à doença causa DFT - há 50% de chance de passar esse gene para cada um de seus filhos.
Portanto, a genética desempenha um papel importante e certamente é algo para se conversar com os médicos, especialmente na presença de histórico familiar positivo.